Blog

3 MITOS frequentes sobre a Endometriose

Blog

3 MITOS frequentes sobre a Endometriose

A endometriose é uma doença ginecológica que, segundo o Ministério da Saúde, afeta uma a cada dez mulheres no Brasil. No entanto, um dos maiores desafios enfrentados por muitas pacientes é a falta de conhecimento profundo sobre a doença. Além disso, também observa-se uma falta de informações sobre a endometriose por muitos profissionais de saúde, o que pode levar a diagnósticos tardios ou incorretos. 

Essa lacuna de informação é a raiz de muitos mitos sobre a endometriose, pois quando as pessoas não têm acesso a dados precisos e atualizados, é natural que surjam ideias erradas e concepções equivocadas sobre a condição. Portanto, é muito importante que haja um esforço para educar tanto o público em geral quanto os profissionais de saúde sobre a endometriose, para promover um diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Mito 1: A endometriose não apresenta sintomas

A afirmação de que a endometriose não apresenta sintomas é um mito que precisa ser combatido. Muitas mulheres podem confundir os sintomas da endometriose com os sinais comuns associados à menstruação. Entretanto, essa doença frequentemente se manifesta com sintomas distintos, que podem variar em intensidade. Entre os mais comuns estão a dismenorreia, ou seja, dores menstruais severas que não respondem bem aos analgésicos convencionais, e a dispareunia, que se refere à dor durante as relações sexuais. 

Além delas, também é possível identificar: 

  • Náuseas;
  • Distensão abdominal;
  • Sangramento vaginal anormal;
  • Dor na região lombar;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Dor e/ou dificuldade para evacuar;
  • Pontada no ânus.

Portanto, caso a mulher tenha qualquer um desses sintomas o mais correto é buscar um profissional especializado, para que seja possível ter um diagnóstico o mais rápido possível.

Mito 2: Praticar exercícios piora a endometriose

Na verdade, ocorre o oposto, pois o exercício regular pode desempenhar um papel fundamental no alívio das dores associadas a essa condição. Manter hábitos saudáveis, como a atividade física, ajuda a melhorar a circulação sanguínea, reduzir a inflamação e aliviar a tensão muscular, o que pode contribuir para reduzir a intensidade da dor causada pela endometriose. 

Além disso, o exercício também pode ajudar a melhorar o bem-estar geral e a qualidade de vida das mulheres que vivenciam essa condição, pois ele promove não apenas benefícios físicos, mas também emocionais. Portanto, é recomendável que as mulheres com essa doença considerem a inclusão de atividades físicas adequadas em sua rotina, juntamente com o tratamento médico.

Mito 3: Toda portadora da doença é infértil

É compreensível que uma das maiores preocupações das mulheres que enfrentam a endometriose seja o medo de que essa condição afete sua capacidade de engravidar. Esse receio é normal, já que a endometriose pode, de fato, levar à infertilidade em alguns casos. No entanto, é necessário destacar que isso não deve ser considerado uma situação definitiva, já que com o tratamento e a orientação médica, muitas pacientes conseguem conceber e ter gestações saudáveis. 

Os principais tratamentos para a endometriose num geral incluem o uso de anti-inflamatórios para alívio da dor, terapia hormonal para bloquear o crescimento do tecido e procedimentos cirúrgicos que são recomendados em casos específicos para remover a endometriose, melhorar os sintomas e aumentar as chances de uma gravidez futura. O tratamento deve ser personalizado, com base na idade, sintomas, intensidade, histórico médico, desejo de engravidar ou se já foram realizados outros tipos de intervenções para essa doença. 

Portanto, embora a endometriose possa apresentar desafios à fertilidade, às mulheres que buscam o apoio médico podem ter esperança, pois muitas histórias de sucesso demonstram que é possível realizar o sonho da maternidade, mesmo enfrentando essa condição.

Não acredite em mitos, busque ajuda especializada! 

A busca por informações sobre a condição e a atenção aos sinais precoces podem fazer uma diferença significativa na qualidade de vida e no prognóstico. Além disso, para ter uma confirmação precisa e um tratamento adequado, é fundamental contar com profissionais médicos especializados em endometriose

O Dr. Thiers é um renomado especialista nessa doença, cuja experiência e conhecimento podem ser valiosos para aquelas que buscam cuidados médicos qualificados. Não hesite em procurar ajuda se você ou alguém que conheça apresentar sintomas relacionados à endometriose, pois o diagnóstico precoce pode fazer uma grande diferença na gestão eficaz dessa condição.

Marque a sua consulta.

Consultório Doutor Thiers Soares

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 595/Sala 305

Telefone e WhatsApp: (21) 99516-5635

Instagram: @thiers