Confira dúvidas frequentes sobre este assunto.
Por mais que muitas pessoas ainda acreditem, o ciclo menstrual não se trata apenas da menstruação em si, ele vai muito além. É um processo fisiológico que acontece naturalmente na vida das mulheres, mas que ainda gera inúmeras dúvidas.
Leia o texto para elucidar algumas delas e envie suas perguntas caso você ainda tenha alguma questão!
O ciclo menstrual é um processo fisiológico em mulheres que estão na idade fértil, ele é responsável por preparar o corpo feminino para uma possível gravidez. A primeira etapa deste ciclo é a menstruação, que normalmente dura de 5 a 7 dias. Ela acontece quando o endométrio, que é uma camada que reveste as paredes internas do útero, é liberado. Isso ocorre porque não houve a fecundação do óvulo e por este motivo o organismo da mulher libera a menstruação. O endométrio, então, cresce novamente, iniciando um novo ciclo.
Para ser considerado normal, o ciclo menstrual precisa ter a duração de 21 a 35 dias, caso isso não ocorra, é necessário procurar um ginecologista. Muitas mulheres não conhecem direito o seu próprio ciclo menstrual e não sabem como fazer o acompanhamento dele. Dessa forma, é possível que exista algo errado com o corpo, mas a mulher não consegue identificar com facilidade, pois existem muitas dúvidas sobre o seu funcionamento. Por este motivo, neste texto, será possível encontrar respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o Ciclo Menstrual. Hoje em dia, muitos aplicativos ajudam o acompanhamento do ciclo, com anotações da duração e quantidade do sangramento uterino.
Quais são as fases do Ciclo Menstrual
Fase folicular: começa no primeiro dia da menstruação e termina dentro de 13 a 14 dias, no momento em que acontece a ovulação. Nessa fase, a concentração de estrogênio e progesterona é muito baixa, o que ajuda na liberação do hormônio folículo estimulante (FSH), que estimula a produção dos folículos na superfície dos ovários, geralmente somente um deles conseguirá amadurecer um óvulo. Durante a fase folicular, as paredes internas do útero, ou seja, o endométrio, ficam mais grossas, pois estarão se preparando para uma gravidez.
Ovulação: acontece quando há um aumento significativo do estrogênio, que leva o corpo a produzir um hormônio chamado luteinizante (LH). Ele é responsável por selecionar o óvulo maduro e liberá-lo por um dos ovários. O óvulo vai se mover pelas trompas de Falópio e ir em direção ao útero. Este processo pode durar de 16 a 32 horas e acontece uma vez por mês, com cerca de duas semanas antes do próximo ciclo. Para que a gravidez ocorra, o espermatozoide deve fecundar o óvulo, é possível que isso aconteça no dia da ovulação ou 5 dias antes. Mas após a liberação do óvulo também é possível ter uma fecundação, pois ele ainda vai sobreviver mais 24 horas fora do ovário.
Fase lútea: após a fase da ovulação, o folículo que foi deixado pelo óvulo, forma o corpo lúteo, que são as células de dentro do ovário. Elas possuem a função de liberar um pouco de estrogênio e a progesterona em maior quantidade, pois ela vai ser responsável por manter o espessamento do endométrio, caso aconteça a fecundação do óvulo. Se a gravidez não acontecer, o corpo lúteo vai encolher, os níveis de estrogênio e progesterona vão diminuir, até que o revestimento do útero se solte e outro período comece. A fase lútea dura cerca de 14 dias e termina com o primeiro dia de menstruação, pois ele dá início a um novo ciclo.
Alguns dos problemas menstruais mais comuns incluem:
- Tensão Pré-Menstrual: a TPM é um efeito muito conhecido que está presente no ciclo menstrual, ela pode acontecer de 7 a 14 dias antes da menstruação e possui diversos sintomas, que incluem retenção de líquidos, dores de cabeça, irritabilidade, entre outros.
- Dismenorreia: conhecida também como as cólicas menstruais, aparecem logo no primeiro dia da menstruação e tendem a sumir quando o fluxo se encerra. É necessário tomar cuidado, pois dores muito intensas podem ser causadas por alguma doença, como a Endometriose e a Adenomiose.
- Menorragia: caracterizado pelo fluxo menstrual muito intenso e precisa ser tratada, pois pode causar uma anemia. Além disso, ela pode estar relacionada a outras doenças mais sérias, como miomas, endometriose, adenomiose, entre outras.
- Amenorreia: definida pela ausência de menstruação por mais de 90 dias, ela é comum durante a gravidez, amamentação, menopausa e até mesmo na adolescência. Em outros casos, é necessário procurar um médico e entender o motivo dessa pausa irregular.
O que causa o Ciclo Menstrual irregular
Muitas mulheres possuem um ciclo menstrual irregular, ou seja, elas não sabem quando a menstruação irá acontecer. A recomendação é esperar a regulação do ciclo por no máximo 3 meses, caso ele não volte ao normal, é necessário procurar um ginecologista para investigar as possíveis causas. As mais comuns são:
- Obesidade;
- Mioma;
- Pólipos Endometriais e cervicais;
- Estresse;
- Ovário policístico;
- Distúrbios alimentares;
- Hipertireoidismo;
- Mudança de anticoncepcional;
- Doenças no útero;
- Atividade física intensa;
- Endometriose;
- Menopausa precoce.
Fique atenta ao seu ciclo menstrual, não deixe de registrar a duração e a quantidade de sangramento. Em caso de alteração, é importante que as mulheres procurem um ginecologista o quanto antes, para que seja possível identificar o causador com antecedência e realizar os tratamentos necessários.
Marque a sua consulta!
Consultório Doutor Thiers Soares
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 595/Sala 305
Telefone e WhatsApp: (21) 99516-5635
Instagram: @thiers