Também conhecido como cisto ovariano, o cisto de ovário é uma bolsa cheia de líquidos que fica instalado no interior ou ao redor do ovário.
Se não tratado, o cisto de ovário pode causar alguns desconfortos, entre eles a dificuldade para engravidar.
Sim. Na maioria dos casos, não é preciso tratamento, sendo indicado apenas o acompanhamento com o médico ginecologista.
Em outros casos, o cisto ovariano pode ser tratado com o uso de anticoncepcional, que também deve ser ministrado de acordo com recomendação médica.
Quando causa sintomas e apresenta um volume maior, o médico pode indicar a realização de cirurgia para retirada do cisto ou do ovário, principalmente quando existe suspeita de tumor ou de torção do ovário
Saiba mais sobre cisto de ovário!
Na maioria das vezes, a paciente não apresenta sintomas, mas quando eles aparecem, os mais comuns são:
Sim. O cisto de ovário, sem outra patologia associada, não impede a mulher de engravidar.
No entanto, o cisto ovariano pode dificultar o processo devido às alterações hormonais produzidas pelo organismo da paciente.
O cisto de ovário pode ser tratado com anticoncepcionais para eliminar os cistos já existentes ou para evitar que novos cistos ovarianos surjam.
Caso a mulher queira engravidar, o tratamento pode ser realizado com a indução da ovulação.
Os cistos de ovários não estão associados à infertilidade, mas podem causar dificuldades para engravidar, devido a alterações hormonais.
Menos de 1% dos cistos de ovário representam um tumor maligno. Além disso, nas mulheres em idade fértil, o tumor de ovário não é comum.
Marque sua consulta