Cisto de ovário

Cisto de ovário

O que é cisto de ovário?

Também conhecido como cisto ovariano, o cisto de ovário é uma bolsa cheia de líquidos que fica instalado no interior ou ao redor do ovário.

Se não tratado, o cisto de ovário pode causar alguns desconfortos, entre eles a dificuldade para engravidar.

Cisto de ovário tem cura?

Sim. Na maioria dos casos, não é preciso tratamento, sendo indicado apenas o acompanhamento com o médico ginecologista.

Em outros casos, o cisto ovariano pode ser tratado com o uso de anticoncepcional, que também deve ser ministrado de acordo com recomendação médica.

Quando causa sintomas e apresenta um volume maior, o médico pode indicar a realização de cirurgia para retirada do cisto ou do ovário, principalmente quando existe suspeita de tumor ou de torção do ovário

Saiba mais sobre cisto de ovário!

Perguntas e Respostas sobre Cisto de ovário

Na maioria das vezes, a paciente não apresenta sintomas, mas quando eles aparecem, os mais comuns são:

• dor na lateral da pelve, do lado onde está o cisto;
  • atraso no ciclo menstrual;
  • dor durante a ovulação;
  • dificuldade para engravidar;
  • ganho de peso devido a alterações hormonais;
  • aparecimento de sangramento vaginal fora do período menstrual;
  • dor durante o contato íntimo;
  • maior sensibilidade nas mamas.

Sim. O cisto de ovário, sem outra patologia associada, não impede a mulher de engravidar.

No entanto, o cisto ovariano pode dificultar o processo devido às alterações hormonais produzidas pelo organismo da paciente.

O cisto de ovário pode ser tratado com anticoncepcionais para eliminar os cistos já existentes ou para evitar que novos cistos ovarianos surjam.

Caso a mulher queira engravidar, o tratamento pode ser realizado com a indução da ovulação.

Os cistos de ovários não estão associados à infertilidade, mas podem causar dificuldades para engravidar, devido a alterações hormonais.

Menos de 1% dos cistos de ovário representam um tumor maligno. Além disso, nas mulheres em idade fértil, o tumor de ovário não é comum.