Ouvir que é necessário realizar uma cirurgia nunca é fácil, existe a preocupação com os riscos, o pós-operatório, os efeitos no corpo, entre outros fatores. Para tornar esse processo mais tranquilo, atualmente já existem procedimentos menos invasivos e um deles é a cirurgia robótica.
O que é a cirurgia robótica?
A cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo e menos agressivo. Ela utiliza a tecnologia mais avançada que existe atualmente na área da ginecologia, na qual o cirurgião tem acesso a assistência de um robô.
Este robô não faz nenhuma ação sozinho. É necessário que o médico faça o controle desse equipamento através de um console que permite guiar as pinças com liberdade nos movimentos das mãos e estabilidade, isso evita os tremores que poderiam ocorrer. Para a operação, o cirurgião irá realizar pequenas incisões no corpo da paciente e inserir os instrumentos miniaturizados, junto com uma câmera tridimensional e de alta definição.
Benefícios da cirurgia robótica
Por utilizar o equipamento robótico, este tipo de cirurgia consegue ter mais precisão em locais que geralmente são de difícil acesso. Além disso, ela ajuda na ergonomia do cirurgião, o que deixa os movimentos mais precisos e traz ainda mais confiança para a paciente. Este equipamento avançado possui diversos modos de segurança e travas que vão proteger a paciente durante a cirurgia.
Além desses benefícios, a cirurgia robótica ainda apresenta:
- Recuperação pós-operatória mais rápida;
- Tempo menor de internação;
- Menos dor;
- Menos sangramento;
- Cicatrizes menores;
- Retorno mais rápido para a rotina;
- Risco reduzido de infecção;
- Menos febre;
- Menos chance de trombose.
Dessa forma, é possível identificar o motivo da cirurgia robótica trazer mais vantagens para a paciente, em relação a diversos outros procedimentos tradicionais – uma vez que trazem mais riscos, necessitam de cortes mais largos e possuem uma recuperação demorada.
Como é o pré e o pós-operatório?
Assim como toda cirurgia, a robótica também precisa de cuidados especiais antes e depois da operação. Para o pré-operatório, é necessário que a paciente passe por uma série de exames que vão mostrar se é possível ou não realizar a cirurgia e também quais fatores precisam da atenção redobrada do médico, como algum problema cardiológico ou alergia.
A preparação para a cirurgia vai depender dos resultados dos exames.
A alimentação antes do procedimento deve ser leve ou pode ser que o médico recomende um jejum de algumas horas. Além disso, também é importante informar ao profissional todos os medicamentos que são utilizados de forma contínua, para que ele suspenda ou libere a paciente de tomar o remédio.
Para o pós-operatório, a paciente ficará cerca de um dia em observação (esse período depende também da doença que foi tratada), caso não tenha acontecido nenhum agravamento. Depois que tiver alta, ela vai receber todas as recomendações do médico, como evitar atividades pesadas, corridas e outras ações que podem prejudicar a recuperação.
Por ser um procedimento mais avançado, é possível que a mulher já possa voltar precocemente a ter uma rotina, realizar caminhadas ou exercícios leves e também é permitido voltar a trabalhar, caso ela fique em um ambiente confortável. Depois de uma semana, é necessário que a paciente volte para fazer uma avaliação para confirmar se o procedimento ocorreu da forma esperada.
Especialista em cirurgia robótica
Apesar dos seus inúmeros benefícios no tratamento de doenças ginecológicas, principalmente em relação à endometriose e aos miomas, este procedimento ainda é pouco utilizado no nosso país. De 2008 até hoje, apenas 100 equipamentos, aproximadamente, são encontrados no Brasil para a realização da cirurgia robótica.
O Doutor Thiers Soares é o Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL) no Rio de Janeiro. No seu consultório, ele utiliza para a cirurgia robótica um equipamento chamado “Da Vinci”, que é uma plataforma com aparência de polvo, três dos seus braços servem para a realização da cirurgia e o quarto braço é responsável por garantir a visualização dos órgãos da paciente.
Quando se trata da nossa saúde devemos sempre procurar o que é melhor, por este motivo a cirurgia robótica é tão recomendada, pois ela é capaz de ter uma recuperação mais rápida, com menos dores e que vai permitir que a mulher rapidamente volte a sua rotina. Procure tratamentos mais seguros e confortáveis para o seu caso – com certeza isso fará muita diferença para a sua saúde!
Marque sua consulta:
Consultório Doutor Thiers Soares
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 595/Sala 305
Telefone e WhatsApp: (21) 99516-5635
Instagram: @thiers