O útero é um órgão fundamental do sistema reprodutor feminino e responsável por abrigar o feto durante a gestação. Muitas mulheres não têm conhecimento ou informação a respeito da complexidade da sua saúde. Em se tratando do útero, bem como sua anatomia e funções, não seria diferente e, como consequência, a saúde reprodutiva pode ficar comprometida.
A demora para identificar sinais de problemas, como alterações no ciclo menstrual, dor pélvica ou corrimento vaginal, podem atrasar o diagnóstico de inúmeras doenças como endometriose, miomas uterinos, adenomiose, entre outras.
Por este motivo, é fundamental que as mulheres se eduquem sobre o assunto e busquem informações confiáveis para proteger a sua saúde. Neste texto, você vai ler sobre o útero e todas as suas características, desde a sua localização até as funções que desempenha no corpo feminino.
Em nosso blog, você se aprofunda sobre diferentes temas de saúde da mulher.
Qual a função do útero
O útero é um órgão reprodutivo feminino localizado na região pélvica e possui a forma de uma pera invertida. Ele é revestido internamente por uma camada de tecido chamada endométrio e está conectado às trompas, que levam os óvulos (produzidos e liberados pelos ovários) até o útero.
A anatomia do útero inclui três camadas distintas:
- a serosa: camada externa do útero e o reveste como uma membrana;
- o miométrio: a camada muscular do útero é responsável por sua contração durante o parto;
- o endométrio: a camada interna do útero e se renova a cada ciclo menstrual para se preparar para uma possível gravidez.
Durante a ovulação, um óvulo é liberado do ovário e percorre as trompas em direção ao útero. Se ocorrer a fecundação, o óvulo fecundado se implanta no endométrio e começa a se desenvolver em um embrião. Caso contrário, o endométrio é eliminado do corpo durante a menstruação.
O estrogênio é produzido pelas células do ovário e ajuda a preparar o endométrio para a implantação de um óvulo fecundado. Já a progesterona, é feita pelo corpo lúteo, uma estrutura que se forma nos ovários após a ovulação, e ajuda a manter o endométrio e a prepará-lo para uma possível gravidez.
Principais condições que afetam o útero
- Miomas uterinos – são tumores benignos que crescem no útero.
- Adenomiose – é uma condição em que o tecido endometrial cresce dentro da parede muscular do útero.
- Pólipo uterino – nódulos que aderem à parede interna do útero.
Os sinais e sintomas dessas condições podem variar dependendo da gravidade da condição e da idade da paciente. No entanto, alguns sintomas comuns incluem:
- Sangramento menstrual intenso;
- Dor pélvica ou abdominal;
- Dor durante a relação sexual;
- Sangramento vaginal anormal fora do período menstrual;
- Incapacidade de engravidar ou infertilidade;
- Alterações no ciclo menstrual.
Se a mulher apresentar algum desses sintomas, é importante consultar um médico para avaliação e diagnóstico. O tratamento pode variar de acordo com a condição e a gravidade do problema, e pode incluir medicamentos, cirurgia ou terapia hormonal.
Prevenção e cuidados com útero
Para prevenir doenças do útero e garantir um tratamento adequado em casos de doenças ginecológicas, é importante que a mulher fique sempre atenta. Algumas ações que podem ajudar a prevenir doenças no útero, são:
- Fazer exames ginecológicos regulares
Consultas periódicas com o ginecologista e exames de rotina, como o exame de Papanicolau, podem ajudar a detectar precocemente possíveis problemas no útero.
.
- Adotar hábitos saudáveis
Manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente e evitar hábitos prejudiciais à saúde, são importantes para prevenir doenças do útero.
.
- Usar preservativo durante as relações sexuais
O uso de preservativo é fundamental para prevenir infecções sexualmente transmissíveis, que podem afetar a saúde do útero.
.
Possíveis tratamentos para doenças que afetam o útero
Além das medidas preventivas, existem tratamentos disponíveis para as doenças que afetam o útero, como miomas, pólipos e adenomiose. O tratamento varia de acordo com a gravidade da condição e pode incluir:
- Medicamentos
Dependendo do problema, o médico pode prescrever medicamentos, principalmente os hormonais, para aliviar os sintomas e reduzir o tamanho dos miomas ou outros tumores uterinos.
- Cirurgia
Em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária para remover miomas, pólipos uterinos ou outros tumores que afetam o útero. A histerectomia, que é a remoção completa do útero, é um procedimento mais radical e geralmente só é realizado em casos que a paciente já tenha a sua prole completa ou deseje retirar o útero.
Procurar um médico especialista para realizar o tratamento de uma doença ginecológica é de extrema importância para garantir uma abordagem adequada e eficaz. O sistema reprodutor feminino é complexo e requer conhecimento especializado para identificar e tratar condições específicas.
Marque a sua consulta.
Consultório Doutor Thiers Soares
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 595/Sala 305
Telefone e WhatsApp: (21) 99516-5635
Instagram: @thiers