Blog

Conscientização sobre a Adenomiose

Blog

Conscientização sobre a Adenomiose

A adenomiose é uma doença que afeta muitas mulheres ao redor do mundo. Infelizmente, na maioria das vezes essa doença é diagnosticada tardiamente, o que pode dificultar o tratamento e agravar os sintomas. Por isso, é fundamental se informar e procurar acompanhamento médico regular, para fazer os exames preventivos.

O que é a adenomiose?

Durante o ciclo menstrual da mulher, o endométrio é preparado para a possível gestação, já que é nesta camada que o embrião se fixa e recebe os nutrientes e o suprimento sanguíneo necessários para o seu desenvolvimento. Se a fecundação não ocorrer, o endométrio é liberado na menstruação. 

O miométrio é o músculo que envolve o endométrio no útero e é responsável por contrair durante o trabalho de parto, eliminando os resíduos do endométrio no útero. A adenomiose é uma condição em que o tecido que normalmente reveste o interior do útero (endométrio) cresce para dentro de sua camada muscular (miométrio), infiltrando-se no tecido uterino. 

Embora a causa exata da adenomiose ainda não seja completamente compreendida, muitos estudos já mostram que a condição pode estar associada a fatores como procedimentos uterinos prévios, como curetagem e multiparidade. Algumas evidências também sugerem que os hormônios reprodutivos femininos, como o estrogênio, podem desempenhar um papel no desenvolvimento dessa doença.

Tipos de adenomiose

Existem diferentes tipos de adenomiose, que podem variar em termos de localização e gravidade dos sintomas.  

→ Um tipo de adenomiose é a forma focal, em que o tecido endometrial cresce em um nódulo dentro da parede uterina. Isso pode causar sintomas semelhantes aos da forma difusa, mas pode ser mais fácil de identificar em exames de imagem, como ultrassonografia ou ressonância magnética.

Adenomiose difusa é uma condição mais grave, uma vez que, ao invés de estar localizada em um único ponto, se espalha por todas as paredes do útero. É possível que a mulher que apresenta essa doença conviva com ela por anos sem saber, pois em alguns casos ela pode ser assintomática.

Sintomas da adenomiose

A adenomiose pode causar sérios impactos na qualidade de vida das mulheres, e seus sintomas mais comuns incluem: 

  • cólicas menstruais intensas;
  • fluxo menstrual prolongado;
  • sangramento fora do período menstrual;
  • dor pélvica; 
  • dor durante a relação sexual. 

O diagnóstico da adenomiose é feito por meio de exames clínicos e de imagem, como a ultrassonografia, mas a  ressonância magnética é o principal exame. Por isso, é importante que as mulheres estejam atentas aos sinais e sintomas da condição e procurem orientação médica caso percebam qualquer irregularidade em seu ciclo menstrual ou experimentem dor pélvica. Com o diagnóstico e o tratamento adequados, é possível aliviar os sintomas da adenomiose e melhorar a qualidade de vida das mulheres afetadas por essa condição.

Qual é a melhor forma de tratamento da adenomiose?

Atualmente, não há cura para a adenomiose, mas há opções de tratamento que podem ajudar a aliviar os sintomas, são elas: 

Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs): estes medicamentos podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação associadas à adenomiose.

Terapia hormonal: as terapias hormonais podem incluir pílulas anticoncepcionais, dispositivos intrauterinos liberadores de hormônios, injeções de progesterona ou tratamento com agonistas do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH). Esses tratamentos podem ajudar a reduzir o crescimento do tecido endometrial e a diminuir os sintomas.

Cirurgia: a melhor opção são os procedimentos minimamente invasivos, como a robótica, laparoscopia, histeroscopia ou radiofrequência. Existe também a histerectomia, que é uma opção definitiva para a adenomiose, pois envolve a remoção do útero, mas que só deve ser feita quando a paciente já tem definida a questão sobre o desejo de engravidar. 

O tratamento ideal dependerá da gravidade dos sintomas e da preferência do paciente, principalmente se existe ou não o desejo de engravidar. Por este motivo, é importante conversar com um médico especialista em ginecologia para discutir as opções adequadas para cada caso específico.

A importância da conscientização sobre a adenomiose

É importante lembrar que a saúde da mulher é prioridade e merece toda a nossa atenção e cuidado. Se você sofre de adenomiose ou conhece alguém que possa estar enfrentando essa condição, é importante buscar ajuda médica e se informar sobre as opções de tratamento disponíveis. Com mais conscientização e pesquisa dedicada a essa condição, esperamos ver melhores opções de tratamento e qualidade de vida para as mulheres afetadas pela adenomiose!

Marque a sua consulta!

Consultório Doutor Thiers Soares

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 595/Sala 305

Telefone e WhatsApp: (21) 99516-5635

Instagram: @thiers