Blog

Doenças silenciosas que afetam as mulheres

Blog

Doenças silenciosas que afetam as mulheres

Com uma rotina corrida, muitas mulheres acabam sem tempo para cuidar de si mesmas. São tantos compromissos que elas costumam só procurar um médico no momento em que algo realmente começa a atrapalhar a sua vida, o seu bem-estar e até a sua saúde mental. O grande problema é que diversas doenças ginecológicas afetam as mulheres de forma silenciosa, sem apresentar sintomas e, por isso, passam despercebidas até se tornar algo ainda mais grave.

3 doenças silenciosas que afetam as mulheres 

Os sintomas de uma doença são um aviso de que algo está errado no corpo, mas quando não existem sinais, o diagnóstico fica ainda mais complicado. Para que seja possível fazer isso com antecedência, a mulher terá que fazer os exames preventivos regularmente. Somente dessa forma o médico irá conseguir identificar o que está errado e começar o melhor tratamento o mais rápido possível.

Alguns exemplos de doenças que não possuem sintomas, são: Adenomiose, Endometriose e Miomas, elas causam muito desconforto e quando não descobertas no início podem levar a infertilidade, além de danificar diversos órgãos. 

O problema acontece pois essas doenças não apresentam sintomas, em grande parte das mulheres, os sinais que elas sentem são característicos de uma menstruação mais intensa, por isso é necessário que cada pessoa conheça bem o seu corpo e principalmente que faça um check-up todos os anos. 

Entenda mais sobre elas:

Adenomiose:

Essa doença acontece quando a camada que reveste internamente o útero, chamada de endométrio, se infiltra no miométrio. Muitas vezes, ela age de maneira silenciosa e afeta o funcionamento do útero. A FEBRASGO afirma que 35% das mulheres com a Adenomiose possuem de forma assintomática, o que pode dificultar o diagnóstico. 

Endometriose:

Essa doença inflamatória acontece quando o endométrio pode ser encontrado em outros órgãos, como bexiga e intestino. Os sintomas dela são considerados normais, por este motivo muitas mulheres demoram cerca de 8 anos para conseguir identificar a doença. Esse foi o caso da cantora Anitta, que recentemente descobriu que estava com endometriose há mais de 9 anos. 

Miomas:

Essa doença é caracterizada pela presença de tumores benignos, que se encontram no tecido muscular do útero. A mais comum entre as 3 doenças silenciosas, os miomas são responsáveis por mais de 300 mil cirurgias de remoção de útero por ano. 

O que é possível fazer?

O principal motivo dessas doenças não serem percebidas com facilidade é a falta de sintomas, mas em diversos outros casos eles também podem ser considerados normais, já que agem em grande maioria durante o período menstrual. Quando o caso já está mais avançado, os sinais ficam mais intensos e isso faz com que a mulher procure um médico. 

Para evitar ser pega de surpresa por essas doenças silenciosas, a melhor solução é sempre o autocuidado, ir ao ginecologista regularmente, seja a cada ano ou seis meses, o que vai variar para cada mulher. O importante é seguir as recomendações do profissional e realizar todos os exames que forem indicados como necessários. O check-up é a forma mais eficiente de se detectar uma doença logo no início, isso vai permitir que o tratamento possa ser mais tranquilo e sem complicações. 

De acordo com o Doutor Thiers Soares: “só a conscientização do autocuidado e o conhecimento sobre essas doenças silenciosas podem ajudar as mulheres a avançarem o sinal verde para seguir suas vidas e viverem melhor”.

Descobri um caso avançado, e agora?

A primeira ação a fazer é procurar um médico que realmente seja especialista em doenças ginecológicas, pois ele vai realizar o melhor tratamento baseado na sua situação, mas principalmente no que você deseja: preservar ou não o útero. Essa é uma informação muito importante, diversos profissionais retiram o órgão de forma indevida. E é sempre bom reforçar que só é necessário fazer a histerectomia em situações extremamente avançadas. 

O uso da tecnologia também é uma grande aliada no combate às doenças silenciosas, a cirurgia robótica é a técnica mais avançada  para tratar a endometriose, pois permite uma visão em 3D e uma precisão muito grande . Além dela, é possível fazer o tratamento dos miomas com essa cirurgia, de forma que ela faz a retirada dos tumores com uma facilidade muito grande, no momento da sutura para reconstrução do útero. A adenomiose merece uma atenção um pouco mais especial, ela pode ser tratada com o mesmo procedimento, mas vai depender do quadro em que a doença se encontra. 

Por esses motivos, é essencial buscar sempre uma segunda opinião, para que você possa ter o tratamento ideal para a sua situação, sem precisar remover um órgão tão importante que é o útero

Marque a sua consulta.

Consultório Doutor Thiers Soares

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 595/Sala 305

Telefone e WhatsApp: (21) 99516-5635

Instagram: @thiers