Blog

Dor e sexo: entenda porquê sentir dor nas relações sexuais pode ser preocupante

Blog

Dor e sexo: entenda porquê sentir dor nas relações sexuais pode ser preocupante

Você sente dores durante ou após as relações sexuais? Ainda que este problema seja muito comum, ele não é NORMAL. Muitas mulheres passam por essa situação, mas não procuram ajuda. 

Existem tabus que ainda rondam os temas relacionados ao sexo, por isso diversas mulheres não possuem as informações necessárias para entender se pode haver algo errado. Esses tipos de desconforto precisam ser investigados, é necessário que a mulher procure um médico e realize exames para identificar a origem dessa dor. 

Dores durante a relação sexual – O que pode ser? 

A dispareunia, nome técnico para as dores durante a relação sexual, pode ocorrer por diversos motivos. Para identificar as causas do problema, a mulher precisa ficar atenta à intensidade da dor e também ao momento em que ela acontece, se é no começo da penetração, quando atinge maior profundidade ou após. Essas informações vão ajudar o médico no momento de fazer o diagnóstico.  

Sintomas da dispareunia

Os sintomas da dispareunia costumam ser bem evidentes, contudo, elas podem se apresentar de formas e em momentos diferentes, como: 

  • Dor sexual durante a penetração;
  • Dor com o orgasmo;
  • Dor com outros tipos de penetração;
  • Dor após a relação sexual.

Esses sintomas estão relacionados com as prováveis causas da dor, existem muitas possibilidades e, por este motivo, é necessário buscar um profissional especializado para analisar o caso e identificar o melhor tratamento. Por exemplo, é possível que a dispareunia esteja relacionada com a falta de lubrificação, alguma doença ou infecção. Mas também existe a possibilidade do problema ser emocional, seja algo relacionado com o parceiro, estresse ou ansiedade. 

Possíveis causas da dispareunia 

Para identificar as possíveis causas da dispareunia, é preciso entender que existem dois tipos: 

  • As superficiais, que são as dores que acontecem logo no início da penetração.
  • As profundas, que são os incômodos que aparecem quando a penetração atinge a profundidade.

Superficiais

– Pouca lubrificação: essa situação pode ser resultado de poucas preliminares, efeitos colaterais da menopausa ou da amamentação. Existem remédios que também podem afetar a lubrificação, como os medicamentos para a depressão, pressão alta e até alguns anticoncepcionais. 

– Doenças: infecções, inflamações e doenças de pele na região da genitália podem ser a causa das dores, um exemplo são as infecções urinárias e a candidíase.

– “Machucados”: podem ser causados por lesões acidentais, cirurgias, cortes realizados durante o parto, entre outros. 

– Vaginismo: caracterizada por espasmos e contrações involuntárias da vagina, que gera muitas dores durante o ato sexual. 

– Má formação do vagina: algumas mulheres também podem apresentar um problema congênito (já nasceu com o problema), um exemplo é o hímen imperfurado.

Profundas

Endometriose: doença que tem como característica a presença do tecido endometrial do lado de fora do útero e tem como sintoma o desconforto durante a relação sexual. Quando a lesão está comprometendo os ligamentos úterossacros, a vagina, a bexiga e/ou o intestino, é possível ter dor na relação

Miomas: são tumores, geralmente benignos, que aparecem no útero e quando são muito grandes é possível provocar a dispareunia.  

– Tratamentos médicos: alguns tipos de tratamentos podem causar o desconforto durante a relação sexual, um exemplo é a quimioterapia/radioterapia. 

As emoções têm relação com a dispareunia?

Toda relação sexual envolve algum tipo de emoção, dessa forma, elas também influenciam na dor que a mulher sente. Transtornos mentais como ansiedade, depressão, estresse, assim como preocupações com o corpo, medo, insegurança com a intimidade ou problemas com o parceiro podem diminuir a excitação e causar o desconforto. Muitas mulheres que passaram por algum tipo de abuso sexual desenvolvem traumas que também são responsáveis por gerar um bloqueio e causar a dispareunia. 

Portanto, além de procurar um profissional para identificar e diagnosticar o que causa a dor durante a relação sexual, é importante que a mulher busque ajuda psicológica para entender se existe alguma questão emocional que gera esse incômodo. 

Tratamento da dispareunia

Os tratamentos para a dispareunia vão depender da causa que está levando a dor, após os exames e a análise do médico especializado, ele irá indicar o que for melhor para o caso da paciente. 

Algumas recomendações são: o uso de lubrificantes durante o ato sexual, a utilização de remédios nos casos que envolvem doenças ou até mesmo a cirurgia em situações mais sérias, como no caso da endometriose. 

Se você sente dores durante a relação sexual, procure um profissional o mais rápido possível, pois essa situação não é normal, mas em grande parte possui tratamento. 

Marque a sua consulta:

Consultório Doutor Thiers Soares

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 595/Sala 305

Telefone e WhatsApp: (21) 99516-5635

Instagram: @thiers