Uma dúvida muito comum entre as mulheres diagnosticadas com miomas é se, após o tratamento para retirada dos miomas, ainda será possível engravidar. Cada paciente é única, portanto, essa resposta só é possível após a avaliação médica. Mas existem algumas variáveis que podem ser determinantes para que isso aconteça: o procedimento a ser feito e o profissional que irá realizá-la. Além disso, lembre-se dos mantras do dr. Thiers:
TODO ÚTERO É PRESERVÁVEL, ATÉ QUE SE PROVE O CONTRÁRIO.
>
SE VOCÊ DESEJA ENGRAVIDAR, NÃO ACEITE A RETIRADA DO ÚTERO COMO OPÇÃO.
>
A MULHER TEM 2 CORAÇÕES, UM NO PEITO E OUTRO NA PELVE.
Uma paciente que realizou duas cirurgias de miomectomia, uma em 2018 e outra em 2022, está grávida. Nessa última cirurgia, foram 38 miomas retirados por cirurgia robótica. Casos como esse são a razão pela qual o Dr. Thiers Soares criou e registrou a marca Tropa dos Preservadores de Útero. Seu maior objetivo é disseminar a filosofia de preservação uterina.
Vamos entender mais sobre este assunto? É fundamental conhecer o seu diagnóstico e, com isso, assumir protagonismo no seu tratamento.
Miomas Uterinos
Os miomas, também chamados de leiomiomas, são uma condição bastante comum que afeta várias mulheres durante o período reprodutivo. Sua origem ocorre no miométrio e surge devido à formação de aglomerados de células nas fibras musculares, criando nódulos no útero. As causas dessa condição ainda não são totalmente compreendidas, mas a herança genética é o fator mais relevante. Obesidade, menarca (primeira menstruação) precoce, pressão arterial elevada e deficiência de vitamina D são outros fatores de risco.
Há também diferentes tipos de miomas, classificados de acordo com a localização no útero. Os principais são: subseroso, intramural ou submucoso. Eles surgem, respectivamente, na parte externa da parede uterina, entre as paredes e na região mais interna. É muito importante identificar o tipo de mioma para determinar o tratamento mais adequado.
Miomas e gestação
É possível engravidar após passar por uma miomectomia, mas diversos fatores influenciam no êxito da gravidez em uma paciente que se submeteu a esse procedimento, tais como: método cirúrgico realizado, o período de recuperação apropriado antes de dar início às tentativas e a presença de outros fatores que dificultam a engravidar
Em alguns casos, a miomectomia causa cicatrizes no útero, especialmente formando sinéquias (aderências) na parede do órgão, o que pode dificultar a fixação do embrião nos primeiros anos depois do procedimento cirúrgico.
Antes de realizar a cirurgia, é necessário que a mulher fale sobre o seu desejo de engravidar ao médico especialista, para que ele avalie a melhor abordagem para esse caso ou até mesmo a não realização do procedimento cirúrgico, uma vez que há situações em que é possível conceber mesmo com o mioma.
Quando uma mulher recebe o diagnóstico de miomas, é natural que ela fique assustada. No entanto, é importante lembrar que existem opções de tratamento que preservam o útero.
A cirurgia de miomectomia é um procedimento que pode remover os miomas sem a necessidade de retirar o útero. Existem diferentes técnicas de miomectomia, que podem ser realizadas por via abdominal, vaginal ou robótica.
Miomectomia Abdominal
Intervenção mais apropriada para aqueles tumores que se desenvolvem externamente ao útero e também aqueles presentes na parede muscular uterina. Este procedimento é preferencialmente realizado por meio de técnicas robóticas ou laparoscópicas, visando remover os miomas e preservar o útero. A laparotomia (abordagem cirúrgica “barriga aberta”) é reservada para casos mais complexos.
Miomectomia Histeroscópica
Abordagem ideal para miomas localizados na parte interna do útero.
Embolização das artérias uterinas
Outro tratamento que pode ser usado para preservar o útero. Esse procedimento consiste em bloquear o fluxo sanguíneo para os miomas, fazendo com que eles se reduzam ou desapareçam. Não recomendamos para as pacientes que desejam engravidar.
Ablação por Radiofrequência dos miomas uterinos
Técnica recentemente incorporada em solo nacional, na qual uma agulha é inserida no mioma através da vagina, sendo direcionada pela ultrassonografia e tem como finalidade induzir a destruição térmica do mioma. O Dr. Thiers desempenhou um papel fundamental na introdução desse procedimento no Brasil.
Realização da cirurgia de mioma
Todo procedimento operatório deve ser conduzido por um especialista qualificado. Anualmente, ocorrem várias histerectomias desnecessárias, sendo que muitas delas são resultado de complicações relacionadas aos miomas. Não opte pela remoção do seu útero a menos que seja absolutamente necessário; procure a orientação de um ginecologista especializado em miomas e siga todas as suas indicações.
É importante conversar com o médico para saber qual é o melhor tratamento para o seu caso. Com a orientação de um profissional qualificado, é possível preservar o útero e realizar o sonho de engravidar.
Pacientes que são diagnosticadas com miomas devem saber que não estão sozinhas. Existem muitas mulheres que passaram pela mesma situação e que conseguiram superar os desafios.
Não desista, encontre um profissional que estará ao seu lado nessa luta. Conte com o apoio e a orientação da Tropa dos Preservadores de Útero para te ajudar a realizar o seu sonho.
Marque a sua consulta!
Consultório Doutor Thiers Soares
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 595/Sala 305
Telefone e WhatsApp: (21) 99516-5635
Instagram: @thiers