O mioma uterino é um tipo de tumor benigno que surge no útero das mulheres. Ele se origina a partir de uma única célula muscular que se multiplica de forma anormal. Embora muitas mulheres possam não apresentar sintomas, para outras, os miomas podem ter um impacto significativo – inclusive na vida sexual e nos relacionamentos.
Ainda que seja considerado comum por algumas mulheres sentir dores após relações sexuais, isso não é normal. O desconforto e outros impactos podem chegar à vida das mulheres antes mesmo do diagnóstico comprovado. Isso ocorre, principalmente, diante da busca tardia pelo diagnóstico. É muito comum a mulher possuir os miomas e alguns sintomas, mas ainda não procurar ajuda médica ou ainda não foi identificada a presença deles e portanto, confirmado o diagnóstico.
Dispareunia e desconforto durante o sexo
Dependendo de onde estão localizados no útero, os miomas podem causar dor durante o sexo, conhecida como dispareunia. Esta dor pode ser sentida como uma sensação de pressão, desconforto ou até mesmo dor aguda, tornando a atividade sexual desafiadora e dolorosa.
Problemas que a mulher pode enfrentar diante disso:
- O sangramento associado aos miomas pode gerar um constante sentimento de insegurança e desconforto durante a atividade sexual. A necessidade de usar absorventes de maior tamanho e o medo de situações constrangedoras podem levar a comportamentos evitativos, como evitar certas atividades físicas ou carregar sempre uma muda de roupa extra.
- As cólicas intensas causadas pelos miomas podem tornar a relação sexual dolorosa ou até mesmo impossível. A necessidade de conviver constantemente com a dor ou o medo de que ela retorne pode levar à ingestão frequente de medicamentos analgésicos e gerar impedimentos para a prática de atividades de lazer, trabalho ou tarefas domésticas.
- O aumento abdominal causado pelos miomas pode afetar a autoestima da mulher. Sentir-se desconfortável com a aparência física pode diminuir a confiança e levar a sentimentos de frustração ou constrangimento.
- A dor durante o sexo é uma das queixas mais comuns entre mulheres com miomas. Isso pode levar a uma queda na frequência da atividade sexual ou até mesmo à ausência de vida sexual. O impacto dessa dor na relação do casal pode ser significativo, afetando a intimidade e a conexão emocional.
Impacto emocional e autoestima
A presença de miomas pode ter um impacto emocional significativo. O desconforto físico durante o sexo pode levar à ansiedade e preocupação, tanto para a mulher quanto para o parceiro. Isso pode criar um ciclo de evitação da atividade sexual, o que pode causar tensão no relacionamento.
Os sintomas da dispareunia costumam ser bem evidentes. No entanto, além de aparecerem na penetração, podem ser sentidas durante o orgasmo, via outros tipos de penetração e após as relações sexuais. Tais sinais estão relacionados com as prováveis causas da dor e, por este motivo, é necessário buscar um profissional especializado para analisar o caso e identificar o melhor tratamento.
Como saber se tenho miomas?
Algumas mulheres têm miomas e nem sabem, pois eles não causam nenhum sintoma e só são descobertos nos exames. Porém, em alguns casos, os miomas podem se manifestar com sinais que variam de acordo com o seu tamanho, número e localização.
Os sinais mais frequentes são hemorragia excessiva na menstruação, menstruação prolongada, dor na pelve, prisão de ventre, dor na relação sexual e vontade de urinar mais vezes.
A menopausa não é um sintoma dos miomas, pelo contrário, quando ela chega, os miomas tendem a diminuir ou sumir, pois não há mais tanta produção de estrogênio no organismo.
O diagnóstico dos miomas é feito, na maioria das vezes, pelo ultrassom transvaginal, mas a ressonância magnética da pelve é o exame mais indicado para avaliar melhor o útero.
Tipos de Miomas
Para saber qual é o tipo de mioma e qual é o tratamento mais adequado, é importante conhecer a sua localização exata no útero. Os miomas devem ser acompanhados de perto, pois podem causar complicações. Os tipos mais comuns de miomas e onde eles se situam são:
Mioma Pediculado
Mioma uterino que se origina na parte de fora do útero e que possui uma haste que o sustenta. Esse mioma pode se deslocar ou mudar de lugar dentro do abdômen, pois tem mobilidade.
Mioma Subseroso
Também se localiza na parte externa do útero, mas não tem uma haste que o ligue ao órgão. Ele é fixo e não se move.
Mioma Submucoso
Este leiomioma se forma na camada interna do útero, chamada de endométrio. Ele cresce para dentro da cavidade uterina e pode provocar sangramentos uterinos anormais.
Mioma Intramural
É um mioma que cresce na parede muscular do útero, entre as camadas externa e interna do órgão.
Mioma Intraligamentar
Se desenvolve nos ligamentos que unem o útero à parede lateral da pelve. Ele pode atrapalhar a passagem dos espermatozoides até o óvulo e do embrião até o útero.
Fertilidade e planejamento familiar
Além disso, os miomas podem influenciar a fertilidade, outra área importante a considerar em relacionamentos onde a concepção é desejada. Esses tumores podem interferir na implantação do embrião no útero, aumentando o risco de aborto espontâneo ou dificultando a gravidez.
Felizmente, existem opções de tratamento para mulheres com miomas que desejam melhorar sua vida sexual e seus relacionamentos. A abordagem de tratamento dependerá da gravidade dos sintomas, da idade da paciente e de seus planos futuros de gravidez.
Possíveis tratamentos para Miomas:
Medicamentos
Usados para aliviar os sintomas ou diminuir os miomas. Podem ser pílulas anticoncepcionais ou dispositivos intrauterinos que liberam hormônios.
Embolização Uterina
Esse procedimento corta o fluxo de sangue para os miomas, fazendo com que eles reduzam de tamanho. É feito com um cateter que injeta partículas na artéria que irriga os miomas. Não é indicado para quem quer engravidar pelo risco de causar infertilidade.
Miomectomia
É uma cirurgia que retira os miomas, mas mantém o útero. É uma alternativa para quem quer preservar a fertilidade.
Histerectomia
É uma cirurgia que remove todo o útero, eliminando os miomas definitivamente. É uma opção para quem não quer mais ter filhos ou não se importa em perder o útero.
Cirurgias Minimamente Invasivas
A laparoscopia e a cirurgia robótica são técnicas minimamente invasivas que podem ser utilizadas para realizar esses procedimentos, resultando em menos tempo de recuperação e menor impacto na vida sexual.
É fundamental que as mulheres com miomas discutam seus sintomas e preocupações com um médico ginecologista. A avaliação cuidadosa da condição e das opções de tratamento pode ajudar a encontrar a melhor abordagem para melhorar a qualidade de vida, a saúde sexual e os relacionamentos. Com tratamento adequado, muitas mulheres podem encontrar alívio dos sintomas dos miomas e desfrutar de uma vida sexual saudável e prazerosa.
Agende a sua consulta!
Consultório Doutor Thiers Soares
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 595/Sala 305
Telefone e WhatsApp: (21) 99516-5635
Instagram: @thiers