A infertilidade é caracterizada como a dificuldade para os casais engravidarem após 12 meses de tentativas.
A infertilidade de casais é algo bastante comum. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de 15% dos casais possuem alguma dificuldade para engravidar.
Nem sempre a infertilidade está relacionada apenas a problemas com as mulheres. Ainda segundo a OMS, 40% dos casos de infertilidade estão relacionados às mulheres, 40% associados aos homens e os 20% restantes estão relacionados a outros fatores.
A probabilidade de gestação é de 15% a 25% por mês de tentativa.
É considerado infertilidade quando a gestação não ocorre após 12 meses de relações sexuais regulares, sem que a utilização de métodos anticoncepcionais seja feita.
Ficar atento a esse espaço de tempo é importante porque, depois de um ano, é preciso procurar ajuda médica.
Já quando a mulher tem mais de 35 anos e, após 6 meses de tentativa, não foi possível engravidar, ela deve procurar seu ginecologista.
Quais as causas da infertilidade?
Para a mulher, uma das principais questões que levam à infertilidade é tentar engravidar tardiamente.
Isso acontece porque o número de óvulos é limitado e, com o passar do tempo, eles diminuem.
Além disso, os embriões podem não conseguir se desenvolver durante as primeiras etapas da gestação., pois os óvulos são considerados “velhos”.
Outras questões que podem levar à infertilidade são:
Saiba mais sobre infertilidade!
Não. A infertilidade é a dificuldade de engravidar, mas com chances possíveis. Para tratar, são ministradas terapias medicamentosas e outros procedimentos e intervenções.
Já a esterilidade é a incapacidade absoluta de concepção, sendo um termo já em desuso, pois existem tratamentos para os problemas fisiológicos.
O tratamento é conduzido pelo ginecologista que irá tratar a causa de cada problema.
Para a mulher, o tratamento de infertilidade pode ser feito com interações medicamentosas como antibióticos, anti-inflamatórios ou injeções de hormônios.
Ainda existe o caso em que as cirurgias e procedimentos são recomendados, e isso vai depender da avaliação individual após a apresentação de exames.
Marque sua consulta