Março Amarelo – O mês da conscientização sobre a endometriose

Março Amarelo – O mês da conscientização sobre a endometriose

A endometriose pode limitar significativamente a vida diária de uma mulher, pois ela pode causar dores muito intensas, infertilidade, complicações intestinais, problemas emocionais e muitos outros.

Diversas mulheres que convivem com essa doença não recebem o diagnóstico cedo, por diversos fatores, o que prejudica ainda mais o tratamento. Ter um mês emblemático sobre endometriose é um caminho para alertar mais mulheres sobre essa doença e seu tratamento.

Março Amarelo é uma campanha mundial que busca conscientizar as pessoas sobre a endometriose, uma doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Infelizmente, essa doença ainda é uma condição pouco compreendida e diagnosticada, o que pode levar a complicações e sofrimento desnecessários para as mulheres que a têm.

A cantora Anitta é uma das mulheres que sofre com a endometriose, ela passou mais de 9 anos com dores após a relação sexual e não conseguia um diagnóstico. Quando relatou as dores para uma médica de confiança, a artista realizou uma ressonância e comprovou a endometriose. Leia mais sobre o caso da cantora Anitta aqui!

O começo da campanha Março Amarelo

A campanha do Março Amarelo surgiu de um movimento realizado nos Estados Unidos, em Milwaukee, em 1993, e foi idealizado por uma ativista chamada Mary Lou Ballweg, que também era portadora de endometriose.

Ela fundou, em 1980, a primeira associação para a endometriose, a The Endometriosis Association e junto com outras 7 mulheres também criou a semana da Conscientização sobre a endometriose. Logo elas perceberam que apenas 7 dias seriam pouco e criaram o Março Amarelo, que rapidamente se espalhou pelo mundo.

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres com endometriose é o tempo que leva para obter um diagnóstico correto. Muitas vezes, as queixas de dor são normalizadas , e as mulheres podem passar anos sem saber que têm endometriose. Isso pode levar a complicações graves, como infertilidade e dor crônica.

Por isso, a conscientização sobre a endometriose é tão importante, pois é preciso que as mulheres saibam quais são os sintomas da doença e que procurem ajuda médica assim que perceberem algo de errado.

O que é a endometriose?

A endometriose ocorre quando o tecido que normalmente reveste o útero por dentro (ou tecido similar, segundo outras teorias) cresce fora dele, o que afeta outros órgãos do corpo e causa dores intensas durante a menstruação ou atividade sexual.

Infelizmente, existem mitos ao redor do ciclo menstrual que podem trazer ainda mais dúvidas e confusão, como por exemplo,  achar normal uma dor extremamente forte durante o período.

Esse é um dos motivos que levam a demora do diagnóstico, pois muitas vezes a mulher acredita que não tem nada de errado e não procura ajuda.

Portanto, é necessário procurar um médico especializado se notar qualquer mudança significativa no seu corpo. Alguns dos sintomas mais comuns são:

• dor intensa durante a menstruação;
  • dor durante e/ou após o ato sexual;
  • dor ao evacuar;
  • dor ao urinar;
  • dificuldade para engravidar;
  • enjoos;
  • sangramento intenso.

Os sintomas da endometriose podem variar em cada mulher, em alguns casos é possível encontrar pessoas que não tenham todos eles ou que nem possuam sinais da doença.

Como deve ser feito o tratamento

O tratamento da endometriose pode incluir medicamentos para aliviar a dor e reduzir a inflamação, terapia hormonal para suprimir a produção de estrogênio, que é o hormônio que estimula o crescimento do tecido endometrial, e cirurgia para remover o tecido afetado.

O tratamento ideal para cada mulher vai depender da gravidade dos sintomas, da idade da paciente e de outros fatores individuais.

É essencial que as mulheres com endometriose recebam um tratamento personalizado e que possam contar com o apoio de uma equipe médica qualificada. Quanto antes começar o tratamento, mais cedo será possível ter progresso e conseguir voltar a ter uma vida saudável e normal.

Dessa forma, é possível compreender como o Março Amarelo é significativo e importante para as mulheres, pois é uma forma de compartilhar mais informações e esclarecimentos sobre essa doença tão impactante.

Marque a sua consulta.

Consultório Doutor Thiers Soares