Miomas

Miomas

O que são os miomas?

Também conhecidos como fibroma ou leiomioma uterino, os miomas fazem parte de um tipo de tumor benigno que tem formação no tecido muscular do útero.

O tamanho do mioma pode ser microscópico ou possuir vários centímetros. Já a sua localização no útero também pode variar.

O diagnóstico do mioma é realizado por meio da realização de exames de imagem, a exemplo do ultrassom, a histeroscopia e a histerossalpingografia.

Quais são os sintomas dos miomas?

Assim como acontece com os cistos no ovário, os miomas também são comuns e, na maioria dos casos, não provocam sintomas.

Mas, em algumas mulheres pode ocorrer sangramentos, dor durante a relação sexual, cólica, prisão de ventre, dificuldade para engravidar e período menstrual prolongado.

As terapias mais indicadas levam em consideração as características do mioma, com interações medicamentosas para aliviar os sintomas.

Saiba mais sobre os miomas!

Perguntas e Respostas sobre Miomas

Identificar o tipo é fundamental para o diagnóstico da gravidade do mioma e a necessidade de iniciar o tratamento logo em seguida.

O local onde o mioma se desenvolve na cavidade uterina o classifica, sendo os principais:

• Subseroso, o desenvolvimento do mioma se dá na parte mais externa do útero;
  • Intramural, desenvolvido e localizado nas paredes do útero;
  • Submucoso, o crescimento se dá na parte interna da cavidade uterina.

É possível que pacientes que apresentem mioma tenham dificuldade para engravidar.

Isso ocorre porque o mioma pode acarretar alterações na parte interna do útero. Também pode haver elevação de inflamações e também mudanças na circulação.

O tratamento de mioma deve acontecer quando a mulher apresentar sintomas fortes, como alto fluxo de menstruação e dor.

O tratamento se dá por meio de terapias hormonais, a exemplo dos androgênios e estrogênios.

Além disso, cirurgias também podem ser realizadas, quando os remédios não surtiram os efeitos desejados.

Nesses casos, os procedimentos cirúrgicos como a miomectomia ou a embolização do mioma são os mais indicados para elevar as chances de engravidar e também evitar complicações que podem causar aborto.

De toda forma, pacientes diagnosticadas com mioma e em idade reprodutiva, que desejam uma gestação, devem manter acompanhamento médico, já que a presença desse tumor pode causar complicações na gravidez, como abortos.