De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, mais de 6 milhões de mulheres no Brasil sofrem com essa doença. A sua causa ainda não é conhecida, pois nenhum estudo conseguiu encontrar uma explicação, mas existem algumas teorias como: menstruação retrógada, genética, adversidades no sistema imunológico ou células do endométrio pela corrente sanguínea.
Recentemente, a endometriose ganhou destaque, após a cantora Anitta fazer um desabafo e relatar nas suas redes sociais que sofre com as dores desta doença há mais de 9 anos. A artista contou também que sentia muita dor após a relação sexual, que procurou diversos médicos e fez muitos exames, mas nunca encontrou nenhum tipo de bactéria ou uma explicação para as suas dores.
Após relatar os sintomas para uma médica de confiança, a mesma pediu para que ela realizasse uma ressonância e foi constatado a presença de uma Endometriose. Apesar de muito comum, essa doença ainda não é tão conhecida pelas pessoas, o que causa a demora nos diagnósticos.
Diagnóstico da Endometriose
O Endométrio é uma mucosa que reveste as paredes de dentro do útero, no momento em que não existe a fecundação ela é liberada durante a menstruação e os resíduos que ficam voltam a crescer no próximo ciclo. A Endometriose é uma doença inflamatória, que acontece quando as glândulas endometriais se implantam em outros órgãos do corpo, como: intestino, bexiga e ovários (embora alguns autores questionem essa teoria)
O primeiro passo para diagnosticar uma Endometriose é não deixar de fazer os exames de rotina, assim será mais fácil de identificar a doença logo no início. Também é fundamental ficar atento aos sintomas, pois eles vão dar o primeiro sinal do seu corpo e indicar que é necessário procurar um médico.
Diante da suspeita, o profissional solicita exames de imagem, que podem ser uma ressonância magnética ou uma ultrassonografia especializada. Ambos devem ser feitos com preparo intestinal.
Sintomas da Endometriose
A Endometriose pode ter manifestações diferentes em cada mulher, em algumas pessoas ela pode ser assintomática, em outras apresentar dores insuportáveis.. Por este motivo, é necessário conhecer os principais sintomas::
- Dor intensa no período menstrual;
- Dor durante ou após o ato sexual;
- Dificuldade para engravidar;
- Náusea;
- Prisão de ventre;
- Diarreia;
- Urina com sangue durante a menstruação;
- Fortes incômodos na barriga ou nas costas;
- Dor ao urinar;
- Dor no ombro durante o período menstrual;
- Sangramento intenso.
A Endometriose, de uma forma geral, é uma doença que causa muitas dores e limitações à vida da mulher. Durante o depoimento da Anitta, ela declarou que a dor após a relação sexual era tão intensa, que muitas vezes, ela não conseguia andar. Esse tipo de situação é uma das características da Endometriose. Esse incômodo não deve ser ignorado, é fundamental buscar a avaliação de um especialista.
Como é o tratamento da Endometriose?
Existem diversos tratamentos que podem levar a mulher a ter uma vida saudável e sem a presença intensa dos sintomas, mesmo que ainda não haja cura. O acompanhamento médico especializado é indicado para o alívio das dores, melhorar a fertilidade e desacelerar o desenvolvimento da endometriose.
Os tratamentos vão variar de acordo com a idade, sintomas, a intensidade, o desejo de engravidar ou se já foram realizados outros tipos de tratamento para essa doença. O profissional deve analisar todos os dados e entender o caso de forma individualizada.
Principais tratamentos:
- Remédios
Os anti-inflamatórios são indicados para o alívio das dores causadas pela Endometriose, essa medicação deve ser feita com a orientação correta, pois é seu uso contínuo pode causar lesões no estômago e no rim.
- Tratamento hormonal
Outro método muito utilizado no tratamento são os hormônios. O objetivo é bloquear o eixo hormonal, o que vai diminuir o crescimento do tecido endometriótico e melhorar os sintomas.
- Tratamentos associados
Tratamentos complementares também podem contribuir muito, como, por exemplo: acupuntura, protocolos alimentares/dieta, prática de exercícios físicos e mindfulness.
- Cirurgia
As cirurgias são indicadas em casos específicos, então é necessário entender os motivos para realizar este tipo de procedimento. Durante esse tratamento é removido o tecido de Endometriose, o que melhora os sintomas e aumenta a chance de uma futura gravidez.
Especialista em Endometriose
A cantora Anitta procurou por anos uma solução para as dores que sentia, mas a Endometriose ainda não é uma doença que todos conhecem. Por isso, é relevante o depoimento de uma artista tão grande e influente, para que este assunto possa ser mais discutido.
Apesar de não ter cura, é possível ter uma vida normal e saudável. O acompanhamento médico é essencial e quanto mais rápido começar o tratamento, mais cedo você pode ter progresso no seu caso.
Marque a sua consulta!
Consultório Doutor Thiers Soares
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 595/Sala 305
Telefone e WhatsApp: 21 99516-5635
Instagram: @thiers