Blog

O QUE É ADENOMIOSE: conheça as causas, sintomas e tratamento

Blog

O QUE É ADENOMIOSE: conheça as causas, sintomas e tratamento

Em todo o ciclo menstrual, o corpo da mulher prepara o endométrio para uma possível gravidez. Isso acontece porque é nas paredes internas do útero em que o embrião vai se fixar e receber todo o suprimento vascular e nutritivo necessário para o bom desenvolvimento da gestação. Quando não acontece a fecundação do óvulo, o endométrio é liberado durante a menstruação.  

O miométrio é o nome dado para o músculo do útero onde o endométrio fica, durante o trabalho de parto ele é responsável por fazer a contração uterina, uma forma de eliminar os restos do endométrio que ficaram no útero. A adenomiose acontece quando o endométrio (camada que reveste internamente o útero) infiltra o miométrio (parede do útero).

CAUSAS DA ADENOMIOSE

Assim como as causas da endometriose, a adenomiose também não possui uma origem certa, mas existem algumas teorias e alguns fatores de risco que podem resultar no aparecimento dessa doença.

Trauma no útero: pode acontecer durante uma cesariana ou outro tipo de cirurgia no útero.

Estrogênio: o aumento da exposição ao estrogênio, como o aumento do índice de massa corporal ou o uso contraceptivos hormonais.

Idade: a adenomiose pode acontecer em qualquer idade, mas o seu diagnóstico é mais comum a partir dos 35 anos.

SINTOMAS DA ADENOMIOSE

Os seus sintomas podem variar entre as pessoas, algumas inclusive podem ter a doença e ser assintomáticas. 

Os principais são: 

  • dor no período menstrual (dismenorreia);
  • dificuldade para engravidar;
  • aumento do fluxo menstrual;
  • inchaço da barriga;
  • infertilidade;
  • abortos espontâneos.

ADENOMIOSE E ENDOMETRIOSE

A adenomiose e a endometriose são muito confundidas, pois possuem algumas semelhanças que geram essa confusão. Ambas apresentam sintomas, como: cólicas fortes, infertilidade e fluxo menstrual intenso. 

Além disso, a endometriose também é causada pelo endométrio, só que ela ocorre quando ele se espalha pelos outros órgãos, como: ovário, intestino, trompas, bexiga e pulmão. Diferente da adenomiose, em que o endométrio aparece no miométrio, ou seja, dentro do próprio útero. 

ADENOMIOSE E GRAVIDEZ

A adenomiose é uma doença que pode causar muitos danos na vida de mulheres grávidas ou que desejam engravidar. Um dos sintomas comuns da adenomiose é a infertilidade e a dificuldade de engravidar, que acontece devido a problemas para a fixação do embrião nas paredes do útero. Mas além disso, ela também está associada com abortamento. 

Esses sintomas podem ser melhorados, desde que o tratamento adequado seja realizado. Dessa forma é possível ter uma gravidez tranquila e sem que a adenomiose influencie de maneira negativa. 

COMO TRATAR A ADENOMIOSE? 

Para fazer o diagnóstico da adenomiose é necessário procurar um ginecologista especializado, ele irá analisar os sintomas e pedir os exames necessários para confirmar a doença. A ultrassonografia transvaginal e histerossonografia pode sugerir, mas a ressonância magnética da pelve é o melhor exame para o diagnóstico e planejamento cirúrgico.

O tratamento da adenomiose pode ser feito através da retirada do útero, mas no caso de mulheres que desejam engravidar ou ter uma nova gestação, existe a possibilidade de optar por um tratamento diferente, como uma cirurgia minimamente invasiva (robótica, laparoscópica, histeroscópica ou radiofrequência), junto com terapias combinadas (hormonais e comportamentais). 

Busque um médico o mais rápido possível para evitar as complicações no seu caso e o surgimento de novas doenças causadas pela adenomiose. Existe cura e tratamentos que permitem que a mulher possa se livrar dos sintomas e atingir seus objetivos. 

Marque a sua consulta.

Consultório Doutor Thiers Soares

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 595/Sala 305

Telefone e WhatsApp: (21) 99516-5635

Instagram: @thiers