Blog

O que é embolização de mioma? Um método inovador de tratamento

Blog

O que é embolização de mioma? Um método inovador de tratamento

Você sabia que aproximadamente 70% das mulheres em idade fértil possuem miomas uterinos? Esse diagnóstico pode gerar apreensão e medo nas mulheres, principalmente pela indicação de retirada do útero. É importante reforçar que todo útero é preservável até que se prove o contrário e, com os avanços da medicina, isso se torna cada vez mais possível. 

Já existem soluções menos invasivas para diversos procedimentos, como é o caso da Embolização de Mioma Uterinos. Conheça mais sobre este tratamento.

O que é são os miomas uterinos?

Os miomas uterinos são tumores benignos, que acontecem com muitas mulheres durante a fase reprodutiva. Eles são formados por fibras musculares do útero, que cresceram de maneira mais desorganizada. Além disso, essas lesões podem variar de lugar, pois são encontradas em diversas partes do útero. O seu tamanho também não segue um padrão, é possível que ele seja pequeno a nível microscópico ou chegar a vários centímetros.

Alguns miomas, principalmente os menores, costumam ser assintomáticos, mas outros podem apresentar sintomas como: 

  • Menstruação irregular; 
  • Dor durante a relação sexual; 
  • Cólicas intensas; 
  • Sangramento intenso;
  • Dificuldade para engravidar.

É uma doença progressiva e precisa de acompanhamento. Normalmente, os miomas são detectados durante a realização do exame ginecológico associado à ultrassonografia transvaginal ou pélvica. Após esse diagnóstico, o ginecologista pode solicitar a realização de dois outros tipos de exames, como:

Videohisteroscopia – utilizada para avaliação da cavidade uterina 

Ressonância magnética da pelve – para  fazer o mapeamento uterino, sendo possível ter mais detalhes do útero – o que é muito importante para o planejamento cirúrgico.

Através destes exames e com o relato dos sintomas das pacientes verificamos, então, o melhor tratamento.

O que é embolização de mioma?

Ao buscar ajuda para tratar os miomas, é importante que a mulher busque um profissional que seja especializado, pois ele vai analisar e optar pelo melhor tratamento para o seu caso individualmente.

Existem formas de tratar os miomas que não dependem de uma grande cirurgia e são indicados para muitos pacientes – evitando riscos mais graves e também um tempo de recuperação maior.

A embolização de miomas uterinos é um procedimento cirúrgico menos invasivo, realizado sob anestesia local e sedação. Ele possibilita que a mulher possa se recuperar de forma mais rápida e tranquila. 

Nele, o médico especialista vai injetar partículas muito pequenas nas artérias que estão ligadas aos miomas – isso causa o desenvolvimento de um coágulo que vai bloquear o suprimento de sangue e fazer com que as lesões diminuam. Com isso, os sintomas costumam diminuir ou até mesmo desaparecerem com o tempo. 

Como é a preparação para o procedimento?

A preparação para a embolização de mioma começa quando o profissional explica todo o processo e tira as dúvidas da paciente. Feito isso, será necessário realizar alguns exames e testes para verificar como está a saúde da mulher. 

O médico pode solicitar mais algumas orientações, como ficar sem comer e beber por pelo menos 8 horas antes do procedimento e também solicitar um acompanhante para cuidar da mulher no processo de recuperação. 

Recuperação após embolização de miomas

O processo de recuperação vai depender do sucesso da embolização, se existir alguma complicação, a mulher pode ter que ficar mais tempo internada, mas na grande maioria dos casos, o médico irá dar alta em até 24h. Após o procedimento, é possível que a paciente tenha alguns sintomas que são efeitos colaterais normais, como cólicas pélvicas, náuseas e febre baixa

Assim como todo tipo de procedimento, a embolização de miomas também pode ter complicações. Por este motivo, é necessário conversar com o médico e saber quais são os possíveis sintomas após o procedimento. Além disso, é necessário seguir todas as orientações do profissional e tomar todos os remédios indicados.

A paciente deve informar o médico se algum destes ocorrer:

  • Sangramento ou inchaço na incisão; 
  • Aumento da dor no local do procedimento;
  • Cólicas e dor no abdômen; 
  • Sangramento vaginal em maior quantidade.

Caso a mulher não tenha nenhum destes sintomas, só será necessário retornar ao médico cerca de duas semanas depois do procedimento, para que ele faça uma avaliação.

Onde fazer a embolização de mioma

A embolização de miomas é um procedimento menos invasivo do que uma cirurgia normal. Após a sua realização, muitas mulheres confirmam que os sintomas param ou diminuem significativamente. Para realizar esse tipo de procedimento da forma correta e com toda a segurança que a paciente precisa, é necessário procurar um médico especialista em miomas. 

Se você tem miomas e sofre com os sintomas dessa doença e, principalmente se tem o desejo de engravidar, busque um profissional para saber sobre a possibilidade de realizar uma embolização de mioma.

IMPORTANTE: POR POSSIBILIDADE DE FALÊNCIA OVARIANA E DESTRUIÇÃO DO ENDOMÉTRIO PELAS PARTÍCULAS, O DR. THIERS NÃO RECOMENDA A EMBOLIZAÇÃO PARA QUEM QUER ENGRAVIDAR. NESSES CASOS, A MIOMECTOMIA (RETIRADA DOS MIOMAS, PRESERVANDO O ÚTERO) É A MELHOR OPÇÃO.


Marque a sua consulta.

Consultório Doutor Thiers Soares

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 595/Sala 305

Telefone e WhatsApp: (21) 99516-5635

Instagram: @thiers