A histerectomia total deve ser sempre a última opção. Antes de tomar esta decisão, o profissional precisa realizar todos os tratamentos possíveis para preservar o órgão. Pois, além de impossibilitar que a mulher tenha uma futura gravidez, a remoção do útero causa mudanças significativas no corpo feminino. Essa alterações podem gerar consequências não só físicas, como também psicológicas.
Caso realmente não seja possível preservar o útero, a histerectomia será realizada. Muitas mulheres possuem dúvidas a respeito do que virá após a cirurgia. O que vem após a retirada do útero?
Entenda mais sobre isso no texto:
Cuidados para a recuperação após histerectomia
O processo de recuperação de uma histerectomia pode variar muito, pois vai depender do procedimento utilizado para a remoção do útero e também da saúde geral da mulher antes, durante e após a cirurgia.
O primeiro mês após a retirada do órgão é destinado ao descanso, não é recomendado levantar objetos pesados, fazer exercícios físicos ou atividades que geram muito desgaste. A atividade sexual também deve ser suspensa por um período, pois pode provocar complicações.
Após esse período, a mulher deve voltar ao médico, para fazer a consulta de avaliação pós-operatória. O profissional vai verificar como está a recuperação e se já é possível liberá-la para alguns exercícios mais leves.
8 orientações que vão ajudar no processo de recuperação após a retirada do útero:
- descansar o máximo possível;
- após a indicação médica, é importante fazer exercícios leves, como a caminhada;
- manter todas as incisões cirúrgicas bem limpas e secas;
- evitar utilizar roupas que vão apertar o local da cirurgia;
- verificar a cirurgia para identificar sinais de infecção;
- tomar cuidado ao molhar as incisões no banho;
- limpar o local com suavidade;
- tomar corretamente todos os medicamentos.
Essas informações vão melhorar o processo de recuperação, mas não descartam em momento algum, a volta ao médico. Ela é muito importante, pois o profissional vai poder fazer a análise de todos os aspectos e definir os próximos passos.
Efeitos colaterais e risco de complicação
Após passar por uma histerectomia, o médico informa a mulher sobre todos os efeitos colaterais que essa cirurgia possui. É normal que ela sinta algumas dores abdominais, tenha sangramento, corrimentos e constipação, por isso é necessário tomar os medicamentos receitados. Alguns outros sintomas podem aparecer, mas isso vai depender do tipo de cirurgia que foi realizada. Nesses casos, é importante confirmar com o médico se são efeitos normais, tirar todas as dúvidas e se orientar sempre.
Quais são os riscos após a retirada do útero?
A remoção do útero possui alguns sintomas de riscos, como:
- infecção;
- sangramento no local da cirurgia;
- coágulos de sangue;
- danos nos nervos ou nos tecidos;
- febre constante;
- vômitos;
- sangramento transvaginal intenso;
- dores fortes que não passam com o medicamento.
Caso a mulher tenha qualquer um desses sintomas, deve procurar um hospital o mais rápido possível. Eles não são considerados “normais” após uma histerectomia e podem significar alguma complicação da cirurgia.
Impactos na saúde mental
Além das mudanças físicas e dos sintomas que vão aparecer, a mulher que realizou a remoção do útero também pode encarar alterações na sua saúde mental.
Para algumas mulheres, tudo começa com o fato de não ser possível engravidar e não poder realizar o sonho de ter filhos – tudo isso pode causar uma profunda tristeza.
Quando o útero é removido, não é esperado que a mulher comece a sentir os efeitos da menopausa, como: insônia, mudanças de humor, ansiedade, entre outros. Isso só ocorre quando os ovários são retirados juntos com o útero.
Neste momento, o apoio do parceiro, da família e dos amigos é fundamental, pois a mulher vai passar por períodos delicados durante a recuperação e também para se adaptar às novas características do seu corpo.
Mantenha contato com o seu médico
A histerectomia é uma cirurgia que envolve todo o organismo da mulher, vai trazer mudanças intensas para o corpo e para a mente. Mas é importante passar todo esse período de ajuste em contato com um profissional, pois ele vai conseguir orientar a paciente em cada nova etapa que aparecer.
Por este motivo, é importante procurar um médico especialista em histerectomia, para que você se sinta segura durante a recuperação e possa tirar todas as suas dúvidas. E principalmente para que ele possa, realmente, realizar esse procedimento em último caso.
A CIRURGIA POR VIA ROBÓTICA OU LAPAROSCÓPICA É, EM GERAL, A MELHOR OPÇÃO PARA A RETIRADA DO ÚTERO (HISTERECTOMIA).
O Doutor Thiers Soares é especialista em Histerectomia, Endometriose, Miomas Complexos, Laparoscopia, entre outros.
Marque a sua consulta:
Consultório Doutor Thiers Soares
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 595/Sala 305
Telefone e WhatsApp: (21) 99516-5635
Instagram: @thiers