Blog

Tratamentos para preservação do útero: a histerectomia deve ser a última opção

Blog

Tratamentos para preservação do útero: a histerectomia deve ser a última opção

Você conhece alguém que teve uma doença ginecológica e precisou retirar o útero? Muitas mulheres passam por esta situação sem antes ter uma segunda opinião. Apesar de existirem muitos diagnósticos que podem comprometer o órgão, ele pode e deve ser preservado na maioria dos casos. Existem diversos tratamentos que dispensam a realização da histerectomia, cirurgia que remove o útero, e permitem uma futura gravidez. 

É possível preservar o útero?

Muitas doenças ginecológicas afetam o útero e podem causar diversos sintomas que podem comprometer a sua função, como por exemplo:

  • Câncer de colo do útero;
  • Infecções;
  • Miomas;
  • Endometriose;
  • Adenomiose

Nessas doenças a histerectomia é recomendada quando a situação já está muito avançada e todas as outras possibilidades já foram descartadas. Hoje em dia, já é possível encontrar tratamentos e cirurgias que vão solucionar essas questões, sem a necessidade de remover completamente o órgão e de uma forma menos invasiva.

Dessa forma, é necessário que o médico realize todos os exames e busque tratamentos que atendam ao desejo da mulher de preservar o órgão. 

3 exemplos em que o útero foi preservado com sucesso

Doenças ginecológicas são comuns e atingem muitas mulheres ao redor do mundo, dentre elas, é possível encontrar várias que possuem o desejo de engravidar e, por isso, precisam de uma solução que não envolva a retirada do útero. Existem diversas maneiras de preservar esse órgão, seja por cirurgias, remédios, tratamentos ou outros tipos de terapia.

Alguns exemplos de tratamentos que podem ser feitos e que foram realizados na clínica do Dr. Thiers Soares: 

Paciente com Múltiplos Miomas e Endometriose de Assoalho Pélvico

Paciente possuía um quadro de Múltiplos Miomas e Endometriose de Assoalho Pélvico, que são estruturas que recobrem internamente a parte mais baixa da barriga. Ela procurou um outro médico anteriormente e ofereceram a retirada do útero como opção, sendo que existia o desejo de ter uma gravidez. Ao procurar o Dr. Thiers, foi possível retirar os miomas e o nódulo de endometriose na pelve, com isso o órgão foi preservado e as chances de engravidar aumentaram.

Paciente com Mioma de 11 centímetros

Paciente com apenas 31 anos, tinha o desejo de preservar o seu útero para futura gravidez. Ela tinha um Mioma de 11 centímetros, que foi retirado por via robótica e o órgão foi fechado em 3 planos. Foi realizada a fragmentação com morcelador Smart® dentro do SafeBag®, um procedimento seguro para não perder fragmentos. Além disso, as incisões foram baixas e ela teve alta em 24 horas.

Paciente com Endometriose e 60 miomas

Paciente tinha o desejo de engravidar e foi diagnosticada com Endometriose profunda com comprometimento do ovário, paramétrio e intestino. Além disso, também foram descobertos muitos miomas no útero, que já estava pesando mais de 1kg. Foi realizada a retirada de 60 miomas com a preservação do útero, o tratamento do endometrioma de ovário de 4,0 cm e uma retossigmoidectomia por 2 lesões intestinais.

Vendo esses casos é possível entender que até em situações mais avançadas é possível procurar uma solução para não realizar uma histerectomia. Infelizmente, muitos profissionais ainda recomendam essa cirurgia, sem levar o desejo da mulher em consideração e antes de tentar outro tipo de tratamento. 

O que fazer se o médico recomendar a histerectomia?

Um bom profissional sabe que só deve indicar a histerectomia em último caso, quando todos os tratamentos clínicos ou remédios não deram efeito. Caso o seu médico tenha recomendado a remoção do útero sem optar por nenhum outro método, o indicado é que você busque uma segunda opinião. 

Esse tipo de cirurgia traz diversas mudanças pro organismo da mulher, alterando não só características físicas, como afetando também a mente e ainda impedindo uma futura gravidez. Por este motivo, é importante procurar um médico que seja realmente qualificado e que vai fazer todo o possível para conseguir preservar o seu útero. 

O Dr. Thiers Soares tem alguns mantras, que ele gosta de repetir quando se depara com casos de paciente com desejo de gestação e apresentam uma doença benigna (miomas, endometriose, adenomiose):

“TODO ÚTERO É PRESERVÁVEL, ATÉ QUE ELE TE PROVE O CONTRÁRIO.”

“SE VOCÊ DESEJA ENGRAVIDAR, NÃO ACEITA A RETIRADA DO ÚTERO COMO OPÇÃO.”

“A MULHER TEM DOIS CORAÇÕES, UM NO PEITO E OUTRO NA PELVE.”

Marque a sua consulta:

Consultório Doutor Thiers Soares

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 595/Sala 305

Telefone e WhatsApp: (21) 99516-5635

Instagram: @thiers