Blog

Tumor no ovário pode ter dentes e cabelo? Entenda!

Blog

Tumor no ovário pode ter dentes e cabelo? Entenda!

A influenciadora digital Drielly Arruda fez um depoimento nas suas redes sociais e contou que estava com um tumor no ovário um pouco curioso, pois ele possuía cabelos e dentes. Esse assunto ficou em alta no momento do seu relato, feito no final do ano passado, mas até hoje chama muita atenção e gera inúmeras dúvidas. 

Esse tipo de tumor é chamado de Teratoma, um tumor um pouco raro, mas que assusta muitas pessoas por geralmente apresentar diferentes tipos de tecidos, como: dentes, cabelos, músculos, ossos, entre outros. 

Neste artigo, vamos responder às seguintes questões:

  • O que é um Teratoma no ovário? 
  • Quais são os tipos de Teratoma?
  • Quais são os principais sintomas de um Teratoma no ovário? 
  • Como é feito o diagnóstico de um Teratoma no ovário? 
  • Como é o tratamento de um Teratoma no ovário? 

O que é um Teratoma no ovário? 

Também chamado de cisto dermoide, o Teratoma é um tumor congênito, que em grande parte é benigno, mas em casos raros pode se tornar maligno. Ele acontece a partir da multiplicação descontrolada de células germinativas, que são aquelas que dão origem aos gametas. 

Quando colocadas em um microscópio, ele lembra as três camadas de um embrião em fase de desenvolvimento, por este motivo é possível encontrar elementos estranhos, como os citados anteriormente. 

Esse tipo de doença pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, mas é mais comum que ocorra nos ovários, testículos e cóccix. Apesar de atingir tanto homens, como mulheres, essa doença atinge de forma majoritária as pessoas do sexo feminino. 

Quais são os tipos de Teratoma?

Existem dois tipos de Teratoma, os imaturos que são mais propensos a serem cancerígenos e os Teratomas maduros que tendem a serem benignos. Os maduros são mais encontrados nos ovários, em grande maioria nas mulheres que estão na fase anterior à menopausa. Quanto mais tempo os Teratomas ficam dentro do organismo, maiores são as chances dele se tornar cancerígeno.

Além dos tipos, eles também podem se apresentar de diferentes maneiras, sendo: 

  • Sólido: possui tecido com consistência de osso e dente;
  • Cístico: geralmente com conteúdo gorduroso;
  • Misto: mistura do sólido e do cístico.

Quais são os principais sintomas de um Teratoma no ovário? 

Os Teratomas nem sempre apresentam sintomas, por isso muitas vezes é difícil realizar um diagnóstico e, nesses casos, só é possível identificar a doença se a pessoa realizar exames de rotina. Por este motivo, é tão importante ir ao ginecologista todos os anos e fazer todos os exames necessários. As lesões que atingem os ovários crescem lentamente, mas se não forem descobertas no início podem se tornar tumores maiores, que chegam a ter mais de 10 centímetros de diâmetro. 

Os sintomas mais comuns que podem se manifestar são: 

  • desconforto abdominal; 
  • inchaço na região pélvica.

Os sintomas também podem variar de acordo com o tipo de Teratoma que você possui, alguns podem ser visíveis e outros só serão detectados com um exame. O Teratoma de ovário pode ser diagnosticado após episódio de dor aguda no abdômen, pois com o crescimento da doença, pode haver maior chance de torção do ovário. 

Como é feito o diagnóstico de um Teratoma no ovário? 

Os Teratomas são diagnosticados com facilidade, pois é possível fazer isso através de uma ultrassonografia, que é a forma mais simples para identificar a doença. Quando existe uma situação que não seja conclusiva, o médico pode pedir um exame de imagem mais complexo, como ressonância magnética. 

Quando o Teratoma está presente no ovário, o diagnóstico pode ser feito pela ultrassonografia transvaginal. Nesse caso, se existir alguma dúvida em relação à existência ou não da doença, também é necessário realizar uma ressonância magnética, mas ela raramente é necessária. 

Como é o tratamento de um Teratoma no ovário? 

O tratamento do Teratoma também vai depender do seu tipo: 

– Teratoma Maduro – para retirar as lesões causadas pela doença, é indicado realizar uma cirurgia, mas é possível realizar o procedimento com um método menos invasivo (laparoscopia ou robótica).

– Teratoma Imaturo – nesse caso, o tipo de tratamento vai depender do grau da doença, mas os teratomas que estão presentes no ovário podem ser tratados com a remoção cirúrgica.

Em casos mais avançados, quando o tumor se espalha para além dos ovários, é necessário que a paciente faça algumas sessões de quimioterapia após a remoção das lesões, mas vale lembrar, que isso é raro.

O diagnóstico precoce sempre favorece o tratamento, por isso, é recomendável fazer exames todos os anos, assim será mais fácil identificar o Teratoma e encontrar soluções.

Se você descobriu que tem um Teratoma não se assuste, procure um profissional especialista para que ele te passe todas as orientações necessárias no tratamento. 

Marque a sua consulta.

Consultório Doutor Thiers Soares

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 595/Sala 305

Telefone e WhatsApp: (21) 99516-5635

Instagram: @thiers