O ciclo menstrual é um processo natural no organismo feminino em idade reprodutiva, e é fundamental para preparar o corpo para uma possível gravidez.
Para ser considerado regular, o ciclo menstrual deve durar entre 21 e 35 dias. Caso haja variações fora desse intervalo, é importante procurar um médico ginecologista.
O ciclo se inicia com a menstruação, que costuma durar de 5 a 7 dias. Durante esse período, o corpo elimina o endométrio, a camada interna do útero, uma vez que não houve fecundação do óvulo. Após essa eliminação, o endométrio volta a se desenvolver, marcando o começo de um novo ciclo.
Muitas mulheres não têm pleno conhecimento sobre seu ciclo menstrual por não monitorá-lo adequadamente e isso pode acabar dificultando na identificação de possíveis alterações corporais, já que muitas incertezas sobre como o ciclo menstrual realmente funciona podem surgir.
Quais são as fases do ciclo menstrual?
>> Fase folicular
Essa fase inicia no primeiro dia da menstruação e se estende até cerca do 13º ou 14º dia, quando ocorre a ovulação. Durante esse período, os níveis de estrogênio e progesterona estão baixos, o que promove a liberação do hormônio folículo estimulante (FSH). Esse hormônio é responsável por estimular a produção de folículos nos ovários, sendo que, geralmente, apenas um desses folículos amadurece e libera um óvulo. Ao longo dessa fase, o endométrio, que é o revestimento interno do útero, se espessa, se preparando para uma possível gestação.
>> Ovulação
A ovulação ocorre quando há um aumento expressivo nos níveis de estrogênio, o que estimula a produção do hormônio luteinizante. O LH é o hormônio que seleciona o óvulo maduro e o libera de um dos ovários. O óvulo então percorre as trompas em direção ao útero. Esse processo pode levar de 16 a 32 horas e acontece mensalmente, cerca de duas semanas antes do próximo ciclo. A fertilização do óvulo pelo espermatozoide pode ocorrer no dia da ovulação ou até 5 dias antes, uma vez que o espermatozoide pode sobreviver esse período no trato reprodutivo feminino. Após a liberação, o óvulo se mantém viável para fertilização por aproximadamente 24 horas.
>> Fase lútea
Depois da ovulação, o folículo que liberou o óvulo se transforma em corpo lúteo, uma estrutura que passa a liberar estrogênio em menor quantidade e progesterona de forma mais intensa. A progesterona é responsável por manter o endométrio espesso, caso ocorra a fecundação. Se a gravidez não se concretizar, o corpo lúteo se degenera, e os níveis de estrogênio e progesterona caem, resultando na descamação do revestimento uterino e no princípio de um novo ciclo menstrual. A fase lútea tem duração aproximada de 14 dias e termina com o início da menstruação.
Se o seu ciclo menstrual oscila, entenda qual pode ser a causa
A menstruação irregular é uma condição que pode ocorrer em diversas fases da vida de uma mulher, gerando desconforto e preocupação. Ela pode se manifestar de diferentes formas, como variações na duração do ciclo, mudanças no volume do fluxo menstrual, intervalos desordenados entre os períodos ou até mesmo a ausência prolongada da menstruação.
O que provoca um ciclo menstrual irregular?
Muitas mulheres têm um ciclo menstrual desregulado, ou seja, não sabem ao certo quando a menstruação vai acontecer. A recomendação é aguardar até três meses para que o ciclo se normalize. Caso isso não ocorra, é importante procurar um ginecologista para investigar as causas, que podem incluir obesidade, miomas, pólipos no útero e no colo do útero, estresse, síndrome dos ovários policísticos, distúrbios alimentares, distúrbios na tireoide, mudanças de anticoncepcional, doenças uterinas, atividade física intensa, endometriose, menopausa precoce, entre outros.
Como tratar a menstruação irregular?
Para identificar o melhor tratamento, é fundamental que o médico ginecologista aponte o diagnóstico. Cada mulher possui particularidades e cada situação requer algum tipo de conduta.
De modo geral, adotar uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos de forma moderada e manter um peso saudável podem ajudar muitas mulheres. O ideal é prevenir o problema antes que ele aconteça. Manter hábitos saudáveis, evitar o tabagismo e consumir álcool com moderação também podem reduzir o risco de irregularidades no ciclo menstrual.
No entanto, caso a mulher continue apresentando menstruação irregular por dois ou três ciclos seguidos, mesmo após mudanças no estilo de vida, é aconselhável procurar a ajuda de um especialista para identificar a causa da irregularidade.
Esteja sempre atenta ao seu ciclo menstrual, registrando a duração e a intensidade do sangramento. Atualmente, existem diversos apps disponíveis para auxiliar no monitoramento do ciclo, permitindo registrar diversas informações e características do seu fluxo menstrual.
Se notar alguma alteração, é fundamental procurar um ginecologista. Priorize a sua saúde!
Agende a sua consulta!
Consultório Doutor Thiers Soares
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 595/Sala 305
Telefone e WhatsApp: (21) 99516-5635
Instagram: @thiers